No outono e no inverno muitas pessoas sofrem com esses problemas, principalmente crianças e idosos. Felizmente, a Covid-19 apresenta redução muito significativa no número e na gravidade dos casos, embora não tenha desaparecido por completo. Mas há outras doenças que causam desconfortos e merecem nossa atenção, apesar de bem menos graves.
O tempo seco e a baixa umidade relativa do ar favorecem o aumento das alergias respiratórias pela alta concentração de poluentes na atmosfera, que reduzem mecanismos de defesa do organismo e propiciam o surgimento de doenças respiratórias como a asma, a bronquite, rinite e sinusite.
E o ar frio, ainda, irrita as vias aéreas, causando falta de ar e coriza.
Além disso, a maior circulação de vírus como o da gripe e do resfriado influenciam diretamente no aumento das doenças respiratórias.
Para evitar ou reduzir esses problemas, além da Vacinação, que é muito importante, algumas dicas simples também podem fazer grande diferença:
- Beber muita água;
- Evitar ambientes com muita poeira ou fumaça;
- Manter os ambientes sempre limpos e bem arejados;
- Evitar contato com pessoas gripadas ou resfriadas;
- Alimentação balanceada, rica em frutas;
- Respirar pelo nariz ao invés de respirar pela boca, pois as narinas têm filtros naturais;
- Expor com frequência as roupas de cama ao sol e ao ar livre;
- Evitar bichos de pelúcia, tapetes e objetos peludos, principalmente quando já se tem histórico de rinite crônica ou outras alergias respiratórias;
- Nunca expor, desnecessariamente, crianças e idosos a ambientes onde se concentram pessoas doentes, inclusive hospitais e prontos socorros;
Esses cuidados são importantes, mas de forma substituem a avaliação clínica e o tratamento prescrito pelo seu médico. Só um médico pode avaliar corretamente cada caso e, se for o caso, receitar o medicamento adequado.